Maio 2013 - Soltura dos Últimos Pinguins

Finalmente encerramos o ciclo de 2012 com a soltura dos pinguins remanescentes, que após realizarem a muda para o padrão de coloração adulto, recuperaram as falhas de penas e tornaram-se aptos a viver no mar novamente.

É uma época do ano atípica para solturas, pois em seu ciclo de vida, neste exato momento bandos de pinguins estão subindo em nossa direção ao invés de descer. Porém nossa decisão tem o apoio de importantes pesquisadores brasileiros com décadas de experiência, a autorização da nossa Superintendência Estadual do IBAMA e um parecer técnico favorável por parte do CEMAVE/ICMBio. Além de darmos aos pinguins a segunda chance de ter uma vida selvagem e normal, qualquer resultado que tivermos com essa soltura (mesmo que negativo) beneficiará a nossa compreensão sobre a presença deles em nossas águas.

Por isso pedimos que qualquer pessoa que encontrar um de nossos pinguins vivo ou morto, em qualquer situação, informe ao CEMAVE através de telefone (83)3245-5001, e-mail (sna.cemave@icmbio.gov.br) ou por meio de formulário eletrônico disponível na Internet. Clique aqui para relatar o encontro de uma ave anilhada.

Como não podia deixar de ser, a operação foi realizada com a Windive Atividades Sub, que após cuidados estudos de vento, correntes e previsões climáticas, levou-nos aproximadamente 20km mar adentro até o ponto de soltura ideal. Nossos mais sinceros agradecimentos a Luiz Muri e a toda a sua equipe!

Agora temos menos de dois meses para nos prepararmos para a próxima temporada. Em julho, começa tudo de novo.....