Julho 2013 - Chegada dos primeiros pinguins da Temporada


Mal soltamos os últimos pinguins de 2012 no mês de maio, e tivemos que correr para reformar o nosso Centro; pois conforme nossa previsão, no mês de julho os primeiros pinguins dessa nova temporada já começaram a chegar. Todos eles caquéticos, hipotérmicos e famintos. Dois deles contaminados por óleo. Enquanto recebemos praticamente um pinguim por dia no fim deste mês, dentre os originários do ES, também abrigamos um grupo de nove pinguins originários do litoral norte do RJ. O mês de julho encerrou-se com um plantel de aproximadamente 20 pinguins. Também realizamos uma capacitação a monitores do Projeto de Monitoramento de Praias sobre os primeiros cuidados aos pinguins resgatados, com a participação do IEMA, do IBAMA e empresas. Os voluntários já iniciaram sua atuação no fim desse mês. Quem estiver interessado em participar do nosso programa de voluntariado pode seguir os passos descritos aqui e se candidatar.

Mais uma vez, agradecemos às Médicas Veterinárias Mônica Feijó e à Myrna Peres, "cirurgiãs de pinguins" do Instituto de Cirurgia Veterinária (ICV) por sempre nos auxiliarem nos casos mais delicados, desde 2011. O ICV está localizado em Vila Velha, e o telefone é  27 - 3289 8186.

O reforço na estrutura de reabilitação e soltura de aves marinhas foi uma exigência de um processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA.



Encontrou um Pinguim?
Telefones Úteis


Plantão IPRAM
27 - 9865 6975

Telefone IPRAM
27 - 3286 0135

Monitoramento de Praias da Petrobrás (24h)
0800 039 5005