Setembro 2013 - Muitos Pinguins

Logo no começo do mês fomos representados - juntamente com outros parceiros - pela pesquisadora Maria Flavia Guerra na VIII International Penguin Conference, em Bristol, Reino Unido. Foram apresentados dois trabalhos com dados microbiológicos de amostras colhidas em mais de duzentos pinguins durante a temporada do ano passado. Você pode ver o poster destes trabalhos na seção "Publicações" de nosso site. É muito gratificante trabalhar em conjunto com tantas pessoas talentosas.

Para uma temporada que prometia ser tranquila, o IPRAM tem recebido mais pinguins do que o esperado. Embora a sua aparição no litoral capixaba tenha reduzido um pouco, nos foram encaminhadas algumas levas de pinguins resgatados no litoral norte do Rio de Janeiro. Até o fim do mês, tínhamos mais de 70 aves em reabilitação.

Em setembro foi preparado o primeiro lote de soltura (prevista para outubro), após uma série de exames sanguíneos, de impermeabilidade das penas e avaliação do comportamento.

Mais um recinto foi montado para acomodar tantos pinguins, e a estrutura foi otimizada com novos equipamentos.

O reforço na estrutura de reabilitação e soltura de aves marinhas foi uma exigência de um processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA.