O que fazer ao encontrar um pinípede na praia

lobo-marinho/ leão marinho / elefante-marinho / foca
Pinípedes (focas, lobos-marinhos, etc) dificilmente encalham! Geralmente estão na praia por iniciativa própria, para simples repouso (embora pinípedes doentes possam ir à praia para se recuperar de problemas, por sentirem frio, por estarem feridos...)

Em boa parte dos casos, o animal está apenas repousando para voltar a seguir viagem.

Mesmo saudável, ele pode ser portador de vírus, bactérias e protozoários zoonóticos. Isso é perigoso especialmente para crianças, idosos e adultos com sistema imune enfraquecido.

Além disso, a aproximação humana pode resultar em mordidas, e dependendo do tamanho do animal, em acidentes com fraturas. Com a aproximação, ele também pode voltar para o mar, sem ter repousado o suficiente.

Por todos esses motivos, mantenha uma distância de pelo menos 30 metros, e procure impedir a aproximação de animais de estimação e crianças.

Não ultrapasse o perímetro delimitado com fitas zebradas e cones de sinalização (caso exista).

Não tente tocá-lo, não cutuque-o com varas, não jogue pedras, água, nem qualquer outro objeto.

Jogar água não vai ajudar em nada e pode irritá-lo. Se estiver com calor, o animal pode retornar à água ou se cobrir com areia.

Não tente dar nenhum tipo de alimento. Esses animais alimentam-se apenas no mar.

Quanto mais você tentar interagir, mais incomodado e agressivo o animal pode ficar.

Caso encontre o animal na água durante alguma atividade aquática (stand-up, surf, caiaque) a recomendação é a mesma: não se aproxime! É uma situação ainda mais perigosa, pois na água esses animais são muito rápidos, e caso se sintam ameaçados por você, a reação é imprevisível.

Fotografe! Aproveite o momento! Mas sem o uso do flash, que pode irritar o animal.

Se você for uma das poucas testemunhas, registre algumas informações importantes: o animal está magro, com os contornos ósseos proeminentes? Existem machucados ou marcas de mordida pelo corpo? Sai abundante secreção das narinas?

Envie-nos suas fotografias para investigarmos se o animal está ferido ou com algum outro problema: contato@ipram-es.org.br

Capturar e estressar esses animais, só em último caso, de vida ou morte. Do contrário, estaremos prejudicando ainda mais o seu repouso.

Esteja o animal saudável ou ferido, comunique imediatamente alguma dessas instituições:


IPRAM: (27) 99865-6975
Polícia Ambiental: (27) 3636-0173
Monitoramento de Praias da Petrobras: 0800 039 5005