Filhote de Baleia Jubarte encalha morto em Vila Velha - ES

Em 15 de outubro de 2015 um filhote de baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) encalhou morto na região de Interlagos em Vila Velha, Espírito Santo (ES). Fêmea e com alguns dias de vida, o animal já media 4,8m de comprimento e seu peso tornava impossível sua remoção em veículos comuns tais quais caminhonetes.

Normalmente carcaças de baleias já encalham deformadas por autólise cadavérica, o que não ocorreu nesse caso, sugerindo que o filhote tenha ido a óbito poucas horas antes do encalhe. Embora seja raro encontrar uma carcaça fresca, aparentemente não houve interesse de outras instituições locais em realizar exame necroscópico. Dessa forma, nossa equipe foi ao local e colheu amostras de tecidos para exames que acrescentarão conhecimentos sobre essa espécie. Uma carcaça fresca permite também uma aula sobre a anatomia desses animais, que você pode conferir nas fotografias a seguir.

No dia seguinte a Prefeitura Municipal de Vila Velha realizou a remoção e o enterro da carcaça, de forma a proteger a população durante o processo de decomposição.

Clique aqui para saber mais sobre baleias no Brasil


Nossa equipe inspecionou a carcaça e colheu amostras para alguns exames.

É fácil identificar a jubarte dentre tantas outras espécies de baleia. A baleia jubarte é a única que possui grandes nadadeiras peitorais, que podem medir até um terço do comprimento corporal. As nadadeiras também apresentam bordas irregulares e protuberâncias.

Observe a anatomia do crânio da baleia. Ainda não se sabe exatamente qual é a função desses nódulos na superfície da maxila e da mandíbula. Desses nódulos saem pequenos pêlos, e supõe-se que tenham função sensorial.


Uma vez que abrimos a boca do animal, observe o palato (céu da boca) em cima e a língua embaixo. Nas bordas da maxila da baleia, pode-se observar também as barbatanas, semelhantes às cerdas de uma vassoura. Essa estrutura serve para filtrar a água e reter os pequenos organismos dos quais a baleia se alimenta. Não confunda as barbatanas com a nadadeira dorsal!

Essa é a nadadeira dorsal, muitas vezes chamada erroneamente de "barbatana". O termo "nadadeira dorsal" se aplica a essa mesma estrutura em outros animais também, como golfinhos e tubarões. Agora você já sabe a diferença entre os dois.

Observe essas marcas de lesão cortante que já haviam iniciado o processo de cicatrização. Provavelmente esse filhote de baleia jubarte enfrentou situações perigosas logo nos primeiros dias de vida, mas é difícil definir a origem dessas lesões.


Por fim, no dia seguinte a Prefeitura Municipal de Vila Velha enterrou a carcaça com máquinas pesadas. Fotografia de Alexandre Wandenkolken (PMVV).