Abril 2016 - Encalhe de Golfinho

Na madrugada de 30 de abril de 2016 um jovem golfinho-de-dentes-rugosos (Steno bredanensis) macho encalhou na Praia do Morro, em Guarapari. O animal estava magro, desidratado e com espasmos musculares, sugestivos de um mau prognóstico. O IPRAM foi acionado pela Polícia Militar, que auxiliou em todas as etapas do resgate, desde nos primeiros socorros até o transporte até um local mais calmo, que serviu para continuar o atendimento com o animal dentro da água. Moradores do entorno da região do encalhe também auxiliaram de forma preciosa durante os primeiros socorros e com o transporte.

Após a transferência do animal para uma enseada tranquila e pouco frequentada, onde ele podia ficar na água amparado por uma pessoa, foram realizados procedimentos médico-veterinários tais quais medicação, hidratação, alimentação e revezamento entre a equipe do IPRAM. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) também enviou uma bióloga e uma médica veterinária para nos auxiliar.

Infelizmente, no fim da tarde o golfinho foi a óbito.



A carcaça foi examinada na Sala de Necropsia do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM), resultado da parceria IPRAM/IEMA. Descobrimos que o animal sofria uma pneumonia crônica e tinha os estômagos vazios, contendo apenas alguns fragmentos de lixo plástico. Provavelmente a dificuldade respiratória prejudicou a capacidade do animal se alimentar, levando ao emagrecimento e enfraquecimento.

Agradecemos profundamente aos moradores da Praia do Morro em Guarapari, à Polícia Militar, ao IBAMA-ES, ao IEMA e ao Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras (PMP-BC/ES). Agradecemos também a toda a nossa equipe, desde aos que saíram de sua folga para ajudar aos que prestaram um precioso apoio logístico e sequer viram o animal com vida.