Tratamento e soltura de Tartaruga Marinha capturada em pesca

Em 14 de agosto uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) foi fisgada por um anzol durante uma pescaria em Vitória, ES. O animal apresentava marcas de linha na nadadeira peitoral direita e no pescoço, mas felizmente não havia sofrido nenhum dano grave. O Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras resgatou o animal e o encaminhou ao IPRAM. Em nosso centro, o paciente foi pesado, medido, recebeu tratamento e ficou acomodado em um tanque de água salgada, recebendo algas e peixes para se alimentar. Após alguns dias de internação e a realização de um hemograma, foi considerado apto a soltura, que foi feita pelo Projeto TAMAR em Vitória, ES. Antes da soltura aconteceu uma atividade de educação ambiental aos visitantes, mostrando os perigos e sofrimentos que os animais marinhos podem sofrer por causa das atividades humanas.

O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo é resultado da parceria entre o IPRAM e o IEMA, do Governo do Estado do Espírito Santo.

O incremento no atendimento às tartarugas marinhas através do PMP-BC/ES da Petrobras é resultado de uma condicionante de licenciamento ambiental conduzida pelo IBAMA, com o apoio do Projeto TAMAR (ICMBio).