Soltura de tartaruga marinha capturada em pesca

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) foi capturada acidentalmente em atividade de pesca em Fundão, ES, e encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, uma estrutura que funciona através da parceria do IPRAM com o IEMA, do Governo do Estado do Espírito Santo. Nosso paciente apresentava uma profunda e antiga lesão no topo da carapaça, já cicatrizada, demonstrando a grande capacidade e resistência das tartarugas marinhas às adversidades. Durante sua internação a tartaruga foi mantida sobre um colchão úmido e recebeu hidratação e medicamentos para expelir secreções dos pulmões. Quando melhorou, foi transferida para um tanque profundo com água salgada, onde pudemos comprovar que ela ainda mantinha autonomia para flutuar e afundar quando queria. Sem mais nenhum quadro clínico aparente, após 16 dias de reabilitação a tartaruga participou de uma atividade de educação ambiental e foi devolvida à natureza no Projeto TAMAR em Vitória, ES. sob o olhar dos visitantes.

O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo é resultado da parceria entre o IPRAM e o IEMA, do Governo do Estado do Espírito Santo.

O incremento no atendimento às tartarugas marinhas através do PMP-BC/ES da Petrobras é resultado de uma condicionante de licenciamento ambiental conduzida pelo IBAMA, com o apoio do Projeto TAMAR (ICMBio).