Tratamento de Tartaruga com muitos problemas.

No segundo semestre de 2016 o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos recebeu uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) juvenil que apresentava uma série de problemas: ela havia sido capturada em rede de pesca, o que lhe causou cortes profundos nas duas nadadeiras dianteiras, e demandou tratamento respiratório. Ela estava defecando fragmentos diversos de plástico e fios de nylon, gerando preocupação (devido às chances de ter algum anzol no esôfago, ou desenvolver pregueamento das alças intestinais). E apresentava a extremidade de uma das nadadeiras dianteiras fraturada com exposição óssea e já em processo de necrose (acabou tornando-se necessário amputar durante o tratamento). Entretanto, depois de meses de tratamento, sendo comprovada ausência de anzol, e com pleno controle da própria flutuabilidade, ela foi aprovada em exames pré-soltura e devolvida à vida-livre pelo Projeto TAMAR em Vitória, ES, em janeiro de 2017.

O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo é resultado da parceria entre o IPRAM e o IEMA, do Governo do Estado do Espírito Santo.

O incremento no atendimento às tartarugas marinhas através do PMP-BC/ES da Petrobras é resultado de uma condicionante de licenciamento ambiental conduzida pelo IBAMA, com o apoio do Projeto TAMAR (ICMBio).