Reabilitação e Soltura de um Albatroz

Em maio de 2017, em um trabalho conjunto com a Aiuká, a equipe do IPRAM resgatou um jovem Albatroz-de-nariz-amarelo (Thalassarche chlororhynchos) em uma embarcação. É uma espécie com população em declínio - em perigo de extinção - segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). A ave recebeu atendimento no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM-ES), onde foram detectados problemas respiratórios. Foram realizados exames hematológicos e radiográficos e o tratamento levou quase um mês. Felizmente o paciente recebeu alta clínica, sendo liberado em uma praia de Vila Velha - ES.

O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo é resultado da parceria entre o IPRAM e o IEMA, do Governo do Estado do Espírito Santo.
















No Brasil o Projeto Albatroz  promove o uso de medidas para evitar a captura de albatrozes e petréis por embarcações pesqueiras e o desenvolvimento de pesquisas de conservação, gerando estudos que subsidiam políticas públicas. Além disso, realiza atividades de educação ambiental junto aos pescadores, às escolas e ao público em geral. Em 2015 o IPRAM entrou para a Rede Albatroz de Pesquisa para Conservação. Recomendamos que você conheça e apoie o trabalho do Projeto Albatroz!