Carcaça de filhote de Baleia Jubarte no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

Em 29 de julho de 2017 encalhou uma carcaça fresca de um filhote de Baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae), recém nascido, no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), em Guarapari, ES. Por coincidência, estávamos nas proximidades, realizando o I Curso Pinguim-de-Magalhães no auditório da empresa Silvestres. A luz do dia ia acabar e a carcaça poderia retornar ao mar durante a noite, então tínhamos uma curta janela de tempo para analisar a carcaça e fazer registros fotográficos. O PEPCV forneceu todo o apoio logístico possível, inclusive com o transporte de materiais e técnicos no quadriciclo no parque.




 








Enquanto nos deslocamos ao local para fazer o registro, mobilizamos do CRAM-ES um veterinário, Leandro Egert, com EPI's e equipamentos adequados para dissecar a carcaça e analisar os órgãos que fossem possíveis. No dia seguinte não haviam vestígios da atividade na praia, pois aves necrófagas se encarregaram da limpeza.

O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo (CRAM-ES) funciona através da parceria entre o IPRAM e o IEMA, do Governo do Estado do Espírito Santo.

Fotografia da Guarda Ambiental do PEPCV, Fernanda Severino D'avila