Equipe





Luis Felipe Mayorga
Presidente
Médico Veterinário e mestre em Ciência Animal pela Universidade Vila Velha (UVV), fundador do IPRAM. Desde 2007 atua no monitoramento e reabilitação de fauna marinha, especialmente no atendimento aos arribamentos sazonais de pinguins-de-magalhães no litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Responsável pela execução do Resgate de Fauna do IPRAM ao longo da porção capixaba do Rio Doce entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, após derramamento de rejeito de mineração. Realiza medidas de proteção e resgate de fauna em simulados de derramamento de óleo em portos. Participou do resgate e da manutenção em cativeiro do elefante marinho Fred, em trabalho conjunto com o Instituto Mamíferos Aquáticos e o PMP-BC/ES.
Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5949410978199807
Email: luisfelipe@ipram-es.org.br




Renata Bhering
Diretora Executiva
Bióloga formada pela Universidade Vila Velha (UVV), fundadora do IPRAM. Desde 2008 atua no monitoramento e reabilitação de fauna marinha, especialmente no atendimento aos arribamentos sazonais de pinguins-de-magalhães no litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Responsável por administrar e coordenar o Resgate de Fauna do IPRAM ao longo da porção capixaba do Rio Doce entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, após derramamento de rejeito de mineração. Participou do resgate e da manutenção em cativeiro do elefante marinho Fred, em trabalho conjunto com o Instituto Mamíferos Aquáticos e o PMP-BC/ES.
Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2448555381345108
Email: renatabhering@ipram-es.org.br


Renata Hurtado
Médica Veterinária, Doutora pelo Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), membro do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM-ES) e Pesquisadora Associada à Southern African Foundation for the Conservation of Coastal Birds (SANCCOB). Tem experiência com epidemiologia, captura, manejo, medicina e reabilitação de fauna marinha, com ênfase em aves aquáticas. Atuou como médica veterinária no Resgate de Fauna do IPRAM ao longo da porção capixaba do Rio Doce entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, após derramamento de rejeito de mineração. Possui experiência na abordagem ao elefante marinho Fred, quando frequentava, saudável, o litoral capixaba.
Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9617935790075440




Leandro Egert
Médico Veterinário e mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tem experiência no atendimento emergencial a centenas de pinguins em 2012 e em 2015, dentre outros animais selvagens, aquáticos e marinhos atendidos no IPRAM. Responsável na Coordenação do Resgate de Fauna do IPRAM ao longo da porção capixaba do Rio Doce entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, após derramamento de rejeito de mineração. Realiza medidas de proteção e resgate de fauna em simulados de derramamento de óleo em portos. Participou do resgate e da manutenção em cativeiro do elefante marinho Fred, em trabalho conjunto com o Instituto Mamíferos Aquáticos e o PMP-BC/ES.



Iara Alves da Cruz
Bióloga, atuante no IPRAM desde o ano de 2013, Auxiliar de médico veterinário, tem experiência no atendimento emergencial a centenas de pinguins, manutenção da rotina do plantel e mitigação e tratamento das doenças típicas do cativeiro; dentre outros animais selvagens/marinhos atendidos no IPRAM. Reabilitação e auxílio no exame necroscópico de outras aves marinhas, tartarugas marinhas e cetáceos no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES). Participou da reabilitação em cativeiro do elefante marinho Fred, em trabalho conjunto com o Instituto Mamíferos Aquáticos e o PMP-BC/ES.




Melila Ferreira Carvalho
Bióloga, atuante no IPRAM desde o ano de 2012, Auxiliar de médico veterinário, tem experiência no atendimento emergencial a centenas de pinguins, manutenção da rotina do plantel e mitigação e tratamento das doenças típicas do cativeiro; dentre outros animais selvagens/marinhos atendidos no IPRAM. Reabilitação e auxílio no exame necroscópico de outras aves marinhas, tartarugas marinhas e cetáceos no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES). Participou da reabilitação em cativeiro do elefante marinho Fred, em trabalho conjunto com o Instituto Mamíferos Aquáticos e o PMP-BC/ES.


Ronier Andrade Sperandio
Graduando em Ciências Biológicas, Tratador de Animais, tem experiência no atendimento emergencial a centenas de pinguins desde o ano de 2012, dentre outros animais selvagens/marinhos atendidos no IPRAM. Reabilitação e auxílio no exame necroscópico de outras aves marinhas, tartarugas marinhas e cetáceos no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES). Participou do Resgate de Fauna do IPRAM ao longo da porção capixaba do Rio Doce entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016. Participou da reabilitação em cativeiro do elefante marinho Fred, em trabalho conjunto com o Instituto Mamíferos Aquáticos e o PMP-BC/ES. Participação eventual em exercícios simulados de derramamento de óleo em portos e limpeza de animais oleados na rotina do IPRAM.


Ingridh Aragão do Amaral
Graduanda em Ciências Biológicas, Tratadora de Animais, tem experiência no atendimento emergencial a centenas de pinguins desde o ano de 2011, dentre outros animais selvagens/marinhos atendidos no IPRAM. Reabilitação de outras aves marinhas, tartarugas marinhas e cetáceos no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES). Participou da reabilitação em cativeiro do elefante marinho Fred, em trabalho conjunto com o Instituto Mamíferos Aquáticos e o PMP-BC/ES.

Roberto Rossi do Nascimento
Biólogo, Tratador de Animais. Atua na reabilitação e exames necroscópicos de aves marinhas, tartarugas marinhas e cetáceos no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES). Participação eventual em exercícios simulados de derramamento de óleo em portos e limpeza de animais oleados na rotina do IPRAM.
Allan Poltronieri Santos
Médico Veterinário atuante na reabilitação e exames necroscópicos de aves marinhas, tartarugas marinhas e cetáceos no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES).
Débora Cristina Alves
Médica Veterinária com experiência em clínica, manejo e conservação de animais silvestres e exóticos de cativeiro e vida livre. Atuou em equipe de resgate, manejo e reabilitação de fauna impactadas pelo rompimento da Barragem de Fundão, na porção capixaba do Rio Doce. Atua na reabilitação e exames necroscópicos de aves marinhas, tartarugas marinhas e cetáceos no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES).

André Costa Matos
Graduando em ciências biológicas, estagiário, atua com banco de dados digitais dos pacientes, exercícios simulados de derramamento de óleo e osteotécnica e taxidermia do acervo do IPRAM.
Anderson Costa Matos
Graduando em medicina veterinária, estagiário, atua com banco de dados digitais dos pacientes, exercícios simulados de derramamento de óleo e osteotécnica e taxidermia do acervo do IPRAM.

Bartolomeu Paoli Vago
Médico Veterinário, participou do Resgate de Fauna do IPRAM ao longo da porção capixaba do Rio Doce entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016. Atua na reabilitação e exames necroscópicos de aves marinhas, tartarugas marinhas e cetáceos no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES).

Marcela Marconcini
Médica Veterinária. Atua na reabilitação e exames necroscópicos de aves marinhas, tartarugas marinhas e cetáceos no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES).
 


Pedro Andrade Vitória
Auxiliar de Serviços Gerais, apoio logístico no funcionamento do IPRAM e na infraestrutura para aves marinhas e tartarugas marinhas no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES).





Marcio Antunes de Oliveira
Auxiliar Administrativo.



Pesquisadores Colaboradores


Ralph Eric Thijl Vanstreels
Médico veterinário, Doutor e Pós-Doc pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Tem experiência com epidemiologia, patologia, manejo e reabilitação de animais silvestres, com ênfase em aves marinhas.






Igor da Cunha Lima Acosta 
Médico Veterinário, Mestre em Ciência e Doutorando pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Trabalha na área de Medicina Veterinária Preventiva com atuação em Doenças Tropicais (Parasitárias, Protozooses e transmitidas por artrópodes). Diagnóstico, epidemiologia e controle das Zoonoses e Infecciosas com ênfase em taxonomia, diagnóstico molecular e sorológico de parasitas.


Médico veterinário, Mestre e Doutor pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Tem experiência nas áreas de clínica, cirurgia de animais silvestres e ecotoxicologia de vertebrados terrestres. Membro da Comissão Nacional de Animais Selvagens do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNAS-CFMV), Coordenador da Comissão de Ética em Pesquisa com Animais da Universidade Vila Velha- ES.