Equipe




Luis Felipe Mayorga
Presidente
Médico Veterinário e mestre em Ciência Animal pela Universidade Vila Velha (UVV), fundador do IPRAM. Desde 2007 atua no monitoramento e reabilitação de fauna marinha, especialmente no atendimento aos arribamentos sazonais de pinguins-de-magalhães no litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Responsável pela execução do Resgate de Fauna do IPRAM ao longo da porção capixaba do Rio Doce entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, após derramamento de rejeito de mineração. Realiza medidas de proteção e resgate de fauna em simulados de derramamento de óleo em portos.
Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5949410978199807
Email: luisfelipe@ipram-es.org.br


Renata Bhering
Diretora Executiva
Bióloga formada pela Universidade Vila Velha (UVV), fundadora do IPRAM. Desde 2008 atua no monitoramento e reabilitação de fauna marinha, especialmente no atendimento aos arribamentos sazonais de pinguins-de-magalhães no litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Responsável por administrar e coordenar o Resgate de Fauna do IPRAM ao longo da porção capixaba do Rio Doce entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, após derramamento de rejeito de mineração.
Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2448555381345108
Email: renatabhering@ipram-es.org.br


Renata Hurtado
Coordenação de Medicina e Reabilitação
Médica Veterinária, Doutora pelo Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), membro do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM-ES) e Pesquisadora Associada à Southern African Foundation for the Conservation of Coastal Birds (SANCCOB). Tem experiência com epidemiologia, captura, manejo, medicina e reabilitação de fauna marinha, com ênfase em aves aquáticas. Atuou como médica veterinária no Resgate de Fauna do IPRAM ao longo da porção capixaba do Rio Doce entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, após derramamento de rejeito de mineração.
Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9617935790075440


Leandro Egert
Coordenação de Operações
Médico Veterinário e mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tem experiência no atendimento emergencial a centenas de pinguins em 2012 e em 2015, dentre outros animais selvagens, aquáticos e marinhos atendidos no IPRAM. Responsável na Coordenação do Resgate de Fauna do IPRAM ao longo da porção capixaba do Rio Doce entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, após derramamento de rejeito de mineração. Realiza medidas de proteção e resgate de fauna em simulados de derramamento de óleo em portos.


Luciano Wagner Dórea Reis
Diretor do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), na Bahia. Consultor em mamíferos aquáticos, especializado em pinípedes e mustelídeos. Experiência em elaboração de recintos, manutenção de mamíferos aquáticos em cativeiro, resgate e reabilitação. Coordenou o resgate, reabilitação e soltura do elefante marinho “Fred” no Espírito Santo, em 2017. Faz parte da resposta a fauna no norte do Espírito Santo, pelo IPRAM.


Ronier Andrade Sperandio
Graduando em Ciências Biológicas, Tratador de Animais, tem experiência no atendimento emergencial a centenas de pinguins desde o ano de 2012, dentre outros animais selvagens/marinhos atendidos no IPRAM. Reabilitação e auxílio no exame necroscópico de outras aves marinhas, tartarugas marinhas e cetáceos no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES). Participou do Resgate de Fauna do IPRAM ao longo da porção capixaba do Rio Doce entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016. Participação eventual em exercícios simulados de derramamento de óleo em portos e limpeza de animais oleados na rotina do IPRAM.


Allan Poltronieri Santos
Médico Veterinário atuante na reabilitação e exames necroscópicos de aves marinhas, tartarugas marinhas e cetáceos no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES).

Ralph Eric Thijl Vanstreels
Coordenação Científica
Médico veterinário, Doutor e Pós-Doc pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Tem experiência com epidemiologia, patologia, manejo e reabilitação de animais silvestres, com ênfase em aves marinhas.
 

Marcio Antunes de Oliveira
Auxiliar Administrativo.





Pesquisadores Colaboradores



Igor da Cunha Lima Acosta 
Médico Veterinário, Mestre em Ciência e Doutorando pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Trabalha na área de Medicina Veterinária Preventiva com atuação em Doenças Tropicais (Parasitárias, Protozooses e transmitidas por artrópodes). Diagnóstico, epidemiologia e controle das Zoonoses e Infecciosas com ênfase em taxonomia, diagnóstico molecular e sorológico de parasitas.


Médico veterinário, Mestre e Doutor pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Tem experiência nas áreas de clínica, cirurgia de animais silvestres e ecotoxicologia de vertebrados terrestres. Membro da Comissão Nacional de Animais Selvagens do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNAS-CFMV), Coordenador da Comissão de Ética em Pesquisa com Animais da Universidade Vila Velha- ES.